POSTGRADUATE MEDICINE
www.postgraduatemedicine.pt
  • Início
    • Ficha Técnica
    • Normas para Publicação
    • Regulamento Testes de Autoavaliação
  • Edição Atual
    • Editorial
    • Simpósio: Problemas do aparelho locomotor
    • Outros Artigos
    • Teste autoavaliação
    • Conselhos aos Doentes
  • Edições Anteriores
  • Eventos
  • √ Subscrever
  • Contactos
  • Histórico
  • Livros
  • Santen apresenta Puralid® Lipogel em Portugal
  • Nova página
  • Página não clicável
  • 4.º Congresso Nacional APDP leva a “Diabetes além-fronteiras”
Picture
Com a colaboração da Associação de Cancro do Rim de Portugal

Ipsen, ALCER e a Fundação MÁS QUE IDEAS apresentam um manual sobre alimentação para doentes com cancro do rim e suas famílias

  • Uma boa alimentação ajuda a manter um estado nutricional adequado e isto tem um efeito favorável na evolução do cancro renal, bem como na tolerância e efetividade dos tratamentos oncológicos.
  • O cancro do rim é o décimo quarto cancro mais prevalente em Portugal. Em 2020, foram diagnosticados 11911 novos casos.(1)
Lisboa, 14 de março de 2023 – Ipsen, empresa bio farmacêutica global, centrada na inovação e cuidados especializados, juntamente com a Fundação Renal ALCER España, a Fundação MÁS QUE IDEAS, e com a colaboração da Associação de Cancro do Rim de Portugal (AC RIM)  apresentaram: Cancro do Rim & Alimentação. Manual para doentes e famílias, um guia para consulta, de carácter gratuito, para ajudar os doentes e os seus familiares a conhecerem melhor esta doença, entender como ela afeta o estado nutricional e prevenir ou abordar complicações nutricionais.

Através da veiculação de informação rigorosa e recomendações práticas sobre alimentação e hábitos de vida, procura-se melhorar a saúde dos doentes e a sua qualidade de vida. A Associação de Cancro do Rim de Portugal colaborou, procedendo à revisão da adaptação do manual para português.

Teresa Terrén, cofundadora e vice-presidente da Fundação MÁS QUE IDEAS, realçou que "o grande número de colaboradores que participam no guia sublinha a importância do trabalho em equipa entre doentes e profissionais de diferentes áreas sociais e de saúde, bem como a necessidade de concentrar os cuidados na pessoa, e não apenas na doença". É um recurso útil para que doentes e familiares conheçam "mais sobre a doença e os seus efeitos secundários, as razões das possíveis alterações nutricionais e como aliviá-las através de uma nutrição adequada, que terá sem dúvida uma influência positiva na sua qualidade de vida", acrescentou.

Neste sentido, Aurora Berra de Unamuno, diretora geral da Ipsen Pharma, recordou que “este guia, além de orientar os doentes com cancro renal sobre como adaptar a sua alimentação para melhorar o seu estado de saúde, procura que tenham um papel mais ativo no seu autocuidado, aumentado as suas competências e confiança e melhorando a gestão da doença”.

O manual está concebido de forma a que, cada doente, identifique a fase da doença em que se encontra e os efeitos secundários do tratamento, e capacita-o para atuar num aspeto tão importante e necessário como é a nutrição.

Por seu lado, Francisco Rodrigues, da Associação de Cancro do Rim de Portugal, agradeceu “a todas as entidades que colaboraram na edição deste guia de nutrição pela importância do mesmo para a nossa comunidade de doentes”.

Sobre o carcinoma de células renais
O carcinoma de células renais (CCR) é o tipo mais comum de cancro renal em adultos e é responsável por mais de 431.000 novos casos e 179.000 mortes em todo o mundo a cada ano.(1) O CCR é cerca de duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres, ocorrendo as taxas mais elevadas da doença na América do Norte e na Europa.(1) A taxa de sobrevivência aos cinco anos para as pessoas diagnosticadas com cancro renal metastásico ou avançado é de 13,9%.(2)

Cancro do Rim & Alimentação. Manual para pacientes e famílias pode ser descarregado online nas seguintes páginas web:
  • www.conheceocancrodorim.com
  • www.fundacionmasqueideas.org
  • www.ac-rim.org

Referências
1. Cancer Today. International Agency for Research on Cancer. Organização Mundial da Saúde (OMS)  https://gco.iarc.fr/
2. Associação de Doentes do Cancro do Rim de Portugal (AC RIM). https://www.ac-rim.org/

Sobre a Ipsen
A Ipsen é uma empresa biofarmacêutica de média dimensão centrada em medicamentos inovadores em oncologia, doenças raras e neurociências; está também bem estabelecida no negócio dos cuidados de saúde ao consumidor. Com um volume de negócio em Specialty Care de 2,6 mil milhões em 2021, a Ipsen comercializa medicamentos em mais de 100 países. Juntamente com sua estratégia de inovação externa, os esforços de I&D da Ipsen estão centrados nas suas plataformas tecnológicas diferenciadas e inovadoras localizadas nos principais centros de biotecnologia e de ciências da vida: Paris-Saclay, França; Oxford, Reino Unido; Cambridge, EUA; Xangai, China. A Ipsen tem aproximadamente 4.500 pessoas em todo o mundo e está cotada na bolsa de Paris (Euronext: IPN) e nos EUA no Programa de Recibos de Depósito Americano (American Depositary Receipt Program) patrocinado pelo Tier 1.

A Ipsen Portugal está sediada em Algés. Em Portugal, a Ipsen dispõe de um sólido portfólio em oncologia (rim, próstata, tumores neuroendócrinos, CCRa e CHC), doenças raras (acromegália e distúrbios do crescimento) e neurociências (distúrbios do movimento).

Para mais informação, visite o website da Ipsen: www.ipsen.com

Fundação MÁS QUE IDEAS
É uma organização independente e sem fins lucrativos com uma finalidade clara: que as pessoas sejam as protagonistas da sua saúde. A Fundação gera informação e conhecimento para facilitar a tomada de decisões de uma forma autónoma e consciente, e portanto, assumir o controlo do nosso processo de saúde com o apoio dos profissionais de saúde que cuidam de nós. Para o efeito, a Fundação trabalha em rede com outras organizações científicas, de saúde, de doentes e com a sociedade civil para conhecer as necessidades das pessoas através de projetos de investigação social e para assim poder dar respostas às mesmas com ações educativas, de apoio e de consciencialização.

A sua vocação é acompanhar e dar apoio às pessoas que convivem com uma doença. Além disso, a Fundação trabalha noutras áreas tais como a divulgação científica, a promoção de hábitos saudáveis na população e a humanização do sistema de saúde.

Para mais informação, visite o website: www.fundacionmasqueideas.org

Fundação ALCER
A Fundação Renal ALCER España surge em 2003 para completar os objetivos fundacionais da Federación Nacional de Asociaciones para la Lucha Contra las Enfermedades del Riñón (ALCER). Trata-se de uma entidade focada na colaboração com os profissionais de saúde envolvidos no tratamento das doenças renais. Desde a sua origem, centra-se na difusão de informação acessível às pessoas que sofrem deste tipo de patologias, entre as quais se encontra o cancro renal; a publicação de guias e manuais, a investigação e a organização de fóruns técnicos e a formação para profissionais para garantir melhores cuidados às pessoas com doenças renais e ao seu ambiente social e familiar.
© Copyright 2023 Euromedice, Lda. Todos os direitos reservados. 
Veja a nossa Política de Privacidade
Imagem