- Uma análise interina a três anos e meio dos dados do ECZTEND, um ensaio de extensão aberto a longo prazo (de cinco anos de duração), demonstrou que o perfil global de segurança de tralocinumab foi consistente com o observado nos ensaios parentais, sem que tivessem surgido novos sinais de segurança.(1)
- A análise de eficácia demonstrou melhorias sustentadas em diversos endpoints – incluindo a extensão e gravidade da dermatite atópica, a gravidade do prurido e a qualidade de vida – em doentes adultos tratados até três anos com tralocinumab.(1)
Lisboa, 4 de abril de 2022 – A LEO Pharma, empresa farmacêutica líder em dermatologia médica, acaba de anunciar os resultados, a três anos e meio, que sustentam o perfil de segurança e eficácia a longo prazo de tralocinumab no tratamento de doentes adultos com dermatite atópica (DA) moderada a grave. Os dados foram partilhados numa apresentação em poster, durante a reunião anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD), de 2022.(1)
Tralocinumab é um anticorpo monoclonal totalmente humano e de elevada afinidade, aprovado para o tratamento de doentes adultos com DA moderada a grave na União Europeia, Grã-Bretanha, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Suíça.(2,3) Tralocinumab também está aprovado nos Estados Unidos com o nome AdbryTM.
Uma análise interina de segurança efetuada a três anos e meio, em mais de 1.400 doentes, no ensaio de extensão aberto a longo prazo ECZTEND (NCT03587805), demonstrou que o perfil geral de segurança de tralocinumab 300mg de duas em duas semanas (Q2W) com uso opcional de corticosteroides tópicos (TCS) foi consistente com o observado nos ensaios parentais de tralocinumab, sem a ocorrência de novos sinais de segurança. A análise interina dos dados de eficácia de tralocinumab 300mg Q2W com uso opcional de TCS demonstrou uma melhoria sustentada na extensão e gravidade da DA, na gravidade do prurido e na qualidade de vida dos doentes adultos após 3 anos de tratamento com tralocinumab.(1) Os doentes que completaram os ensaios parentais e continuaram no ensaio ECZTEND estiveram três anos e meio em tratamento, dos quais dois anos e meio no ensaio ECZTEND e até um ano nos ensaios parentais.
“É animador ver resultados tão consistentes à medida que os dados do ensaio ECZTEND vão sendo analisados” comenta Andrew Blauvelt, MD, MBA, Presidente do Oregon Medical Research Center em Portland, Oregon, e investigador principal do ensaio ECZTEND. “Os resultados de segurança e eficácia da última análise interina são semelhantes aos apresentados inicialmente e continuam a reforçar a lógica de tratamento especificamente dirigida à IL-13 em doentes adultos com dermatite atópica moderada a grave”.
A análise interina de segurança de três anos e meio incluiu 1.442 doentes dos ensaios parentais ECZTRA 1 e 2, ECZTRA 3, ECZTRA 4, ECZTRA 5 e ECZTRA 7 que receberam pelo menos uma dose de tralocinumab.(1) Os doentes eram elegíveis para o ECZTEND independentemente da sua resposta, fossem tratados com tralocinumab ou com placebo, nos ensaios parentais.(1)
No ensaio ECZTEND, desde a baseline até ao cut-off de dados (até dois anos e meio no ECZTEND), 22.9% dos doentes abandonaram o estudo e as taxas de descontinuação devido a uma reação adversa foram de 2.4%.(1) As reações adversas reportadas com maior frequência (ocorrendo em pelo menos 5% dos participantes) incluíram infeção viral do trato respiratório superior (a maioria reportadas como constipações), dermatite atópica, infeção respiratória superior, dor de cabeça e conjuntivite. Nenhuma conjuntivite foi considerada uma reação adversa grave.(1) Globalmente, o perfil de segurança de tralocinumab no ECZTEND foi semelhante ao observado nos ensaios parentais.(1)
Na cohorte de 616 doentes que receberam até três anos de tratamento com tralocinumab, 85.1% alcançaram pelo menos uma melhoria de 75% no Índice de Extensão e Gravidade do Eczema (EASI-75).(1) Metade dos doentes (50.5%) alcançaram uma pontuação de Avaliação Global do Investigador de 0/1 (IGA 0/1) indicando pele limpa ou quase limpa.(1) Para além disso, os doentes obtiveram melhorias na gravidade do prurido e na qualidade de vida, tendo 60.6% dos doentes alcançado uma pontuação ≤3 na Escala de Classificação Numérica de Prurido (NRS) e 76.4% alcançado uma pontuação ≤5 no Índice de Qualidade de Vida Dermatológica (DLQI) de.(1) Dados analisados as observed. As análises efetuadas pelos métodos de imputação de não respondedores (NRI) modificada e última observação levada adiante (LOCF) foram também apresentadas no poster e os resultados foram comparáveis nas três análises.
“Na LEO Pharma, a nossa missão é ajudar as pessoas que vivem com condições dermatológicas debilitantes, e orgulhamo-nos dos dados que continuam a surgir do ensaio de extensão a longo prazo ECZTEND que ainda está a decorrer”, afirma Adriana Guana, Vice-Presidente, Medical Strategy e Scientific Affairs da LEO Pharma nos Estados Unidos. “As análises mais recentes demonstram que o perfil de segurança e eficácia de tralocinumab, administrado de acordo com o RCM, mantém-se a longo prazo, pelo que aguardamos com expectativa os dados adicionais do ensaio ECZTEND”.
Sobre o ECZTEND – Ensaio de Extensão a longo prazo
O ECZTEND é um ensaio de extensão de fase III, a longo prazo (cinco anos), aberto, de um só braço, que ainda está a decorrer e, cujo objetivo é avaliar a segurança e eficácia de tralocinumab em doentes com dermatite atópica que participaram nos ensaios anteriores de tralocinumab em monoterapia (ECZTRA 1 e ECZTRA 2), em combinação com TCS (ECZTRA 3), no ensaio de interação medicamento-medicamento (ECZTRA 4), no ensaio com vacinas (ECZTRA 5), no ensaio em adolescentes (ECZTRA 6), no ensaio de ciclosporina A oral (ECZTRA 7), no ensaio de tralocinumab em combinação com TCS em doentes japoneses (ECZTRA 8) e no ensaio de função de barreira cutânea com tralocinumabem monoterapia (TraSki). Os doentes eram elegíveis para entrar no ECZTEND se tivessem completado os ensaios parentais, independentemente da resposta ao tratamento e de terem sido tratados com tralocinumab ou placebo.(1.4)
Sobre a Dermatite Atópica
A dermatite atópica (DA) é uma doença cutânea crónica, inflamatória, caracterizada por prurido intenso e lesões eczematosas.(5) A DA é o resultado de uma disfunção da barreira cutânea e desregulação do sistema imunológico, levando à inflamação crónica.(6) Citocinas do tipo 2, incluindo a IL-13, desempenham um papel fundamental nos principais aspetos da fisiopatologia da DA.(7)
Sobre tralocinumab
Tralocinumab é um anticorpo monoclonal totalmente humano desenvolvido para neutralizar especificamente a citocina IL-13, que desempenha um papel central nos processos imunológicos e inflamatórios subjacentes aos sinais e sintomas da dermatite atópica. Tralocinumab liga-se especificamente e com alta afinidade à IL-13, inibindo assim a interação desta citocina com as subunidades α1 e α2 do recetor IL-13 (IL-13Rα1 e IL-13Rα2).(3,7)
Sobre a LEO Pharma
A LEO Pharma é uma empresa farmacêutica global que se dedica a melhorar os cuidados de saúde das pessoas com doenças de pele, das suas famílias e da sociedade. Fundada em 1908 e pertencente maioritariamente à Fundação LEO, a LEO Pharma dedica-se há décadas à investigação e desenvolvimento para fazer avançar a ciência da dermatologia e, atualmente, a empresa disponibiliza uma vasta gama de terapêuticas para todo o espectro de gravidade de doenças cutâneas. Com sede na Dinamarca e com uma equipa composta por 5.800 colaboradores, a LEO Pharma dá resposta a milhões de doentes em todo o mundo. Com a missão de colocar-se na pele dos doentes, a LEO Pharma assinala, em 2022, 25 anos de presença em Portugal.
Para mais informação visite: http://www.leo-pharma.pt/ ou www.linkedin.com/company/leo-pharma-portugal/
Dr. Blauvelt é investigador do ensaio clínico ECZTEND e consultor pago pela LEO Pharma S.A.
Referências
1. Blauvelt A, Langley R, Simpson E, et al. Long-term safety and efficacy of tralokinumab in more than 1400 moderate-to-severe atopic dermatitis patients treated for up to 42 months: an interim analysis of ECZTEND. Presented at American Academy of Dermatology (AAD) 2022 Annual Meeting, Boston, Mass., March 25-29, 2022.
2. Adtralza® Prescribing Information. LEO Pharma; June 2021.
3. Popovic B, et al. Structural characterisation reveals mechanism of IL-13-neutralising monoclonal antibody tralokinumab as inhibition of binding to IL-13Rα1 and IL-13Rα2. J Mol Biol. 2017; 429:208–19.
4. EU Clinical Trials Register. Long-term extension trial in subjects with atopic dermatitis who participated in previous tralokinumab trials – ECZTEND. EudraCT number: 2018-000746-19.
5. Weidinger S, et al. Atopic dermatitis. Lancet. 2016;387:1109-1122.
6. Boguniewicz M, et al. Atopic dermatitis: a disease of altered skin barrier and immune dysregulation. Immunol Rev 2011;242(1):233-46.
7. Bieber T. Interleukin-13: targeting an underestimated cytokine in atopic dermatitis. Allergy. 2020; 75:54-62.
Tralocinumab é um anticorpo monoclonal totalmente humano e de elevada afinidade, aprovado para o tratamento de doentes adultos com DA moderada a grave na União Europeia, Grã-Bretanha, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Suíça.(2,3) Tralocinumab também está aprovado nos Estados Unidos com o nome AdbryTM.
Uma análise interina de segurança efetuada a três anos e meio, em mais de 1.400 doentes, no ensaio de extensão aberto a longo prazo ECZTEND (NCT03587805), demonstrou que o perfil geral de segurança de tralocinumab 300mg de duas em duas semanas (Q2W) com uso opcional de corticosteroides tópicos (TCS) foi consistente com o observado nos ensaios parentais de tralocinumab, sem a ocorrência de novos sinais de segurança. A análise interina dos dados de eficácia de tralocinumab 300mg Q2W com uso opcional de TCS demonstrou uma melhoria sustentada na extensão e gravidade da DA, na gravidade do prurido e na qualidade de vida dos doentes adultos após 3 anos de tratamento com tralocinumab.(1) Os doentes que completaram os ensaios parentais e continuaram no ensaio ECZTEND estiveram três anos e meio em tratamento, dos quais dois anos e meio no ensaio ECZTEND e até um ano nos ensaios parentais.
“É animador ver resultados tão consistentes à medida que os dados do ensaio ECZTEND vão sendo analisados” comenta Andrew Blauvelt, MD, MBA, Presidente do Oregon Medical Research Center em Portland, Oregon, e investigador principal do ensaio ECZTEND. “Os resultados de segurança e eficácia da última análise interina são semelhantes aos apresentados inicialmente e continuam a reforçar a lógica de tratamento especificamente dirigida à IL-13 em doentes adultos com dermatite atópica moderada a grave”.
A análise interina de segurança de três anos e meio incluiu 1.442 doentes dos ensaios parentais ECZTRA 1 e 2, ECZTRA 3, ECZTRA 4, ECZTRA 5 e ECZTRA 7 que receberam pelo menos uma dose de tralocinumab.(1) Os doentes eram elegíveis para o ECZTEND independentemente da sua resposta, fossem tratados com tralocinumab ou com placebo, nos ensaios parentais.(1)
No ensaio ECZTEND, desde a baseline até ao cut-off de dados (até dois anos e meio no ECZTEND), 22.9% dos doentes abandonaram o estudo e as taxas de descontinuação devido a uma reação adversa foram de 2.4%.(1) As reações adversas reportadas com maior frequência (ocorrendo em pelo menos 5% dos participantes) incluíram infeção viral do trato respiratório superior (a maioria reportadas como constipações), dermatite atópica, infeção respiratória superior, dor de cabeça e conjuntivite. Nenhuma conjuntivite foi considerada uma reação adversa grave.(1) Globalmente, o perfil de segurança de tralocinumab no ECZTEND foi semelhante ao observado nos ensaios parentais.(1)
Na cohorte de 616 doentes que receberam até três anos de tratamento com tralocinumab, 85.1% alcançaram pelo menos uma melhoria de 75% no Índice de Extensão e Gravidade do Eczema (EASI-75).(1) Metade dos doentes (50.5%) alcançaram uma pontuação de Avaliação Global do Investigador de 0/1 (IGA 0/1) indicando pele limpa ou quase limpa.(1) Para além disso, os doentes obtiveram melhorias na gravidade do prurido e na qualidade de vida, tendo 60.6% dos doentes alcançado uma pontuação ≤3 na Escala de Classificação Numérica de Prurido (NRS) e 76.4% alcançado uma pontuação ≤5 no Índice de Qualidade de Vida Dermatológica (DLQI) de.(1) Dados analisados as observed. As análises efetuadas pelos métodos de imputação de não respondedores (NRI) modificada e última observação levada adiante (LOCF) foram também apresentadas no poster e os resultados foram comparáveis nas três análises.
“Na LEO Pharma, a nossa missão é ajudar as pessoas que vivem com condições dermatológicas debilitantes, e orgulhamo-nos dos dados que continuam a surgir do ensaio de extensão a longo prazo ECZTEND que ainda está a decorrer”, afirma Adriana Guana, Vice-Presidente, Medical Strategy e Scientific Affairs da LEO Pharma nos Estados Unidos. “As análises mais recentes demonstram que o perfil de segurança e eficácia de tralocinumab, administrado de acordo com o RCM, mantém-se a longo prazo, pelo que aguardamos com expectativa os dados adicionais do ensaio ECZTEND”.
Sobre o ECZTEND – Ensaio de Extensão a longo prazo
O ECZTEND é um ensaio de extensão de fase III, a longo prazo (cinco anos), aberto, de um só braço, que ainda está a decorrer e, cujo objetivo é avaliar a segurança e eficácia de tralocinumab em doentes com dermatite atópica que participaram nos ensaios anteriores de tralocinumab em monoterapia (ECZTRA 1 e ECZTRA 2), em combinação com TCS (ECZTRA 3), no ensaio de interação medicamento-medicamento (ECZTRA 4), no ensaio com vacinas (ECZTRA 5), no ensaio em adolescentes (ECZTRA 6), no ensaio de ciclosporina A oral (ECZTRA 7), no ensaio de tralocinumab em combinação com TCS em doentes japoneses (ECZTRA 8) e no ensaio de função de barreira cutânea com tralocinumabem monoterapia (TraSki). Os doentes eram elegíveis para entrar no ECZTEND se tivessem completado os ensaios parentais, independentemente da resposta ao tratamento e de terem sido tratados com tralocinumab ou placebo.(1.4)
Sobre a Dermatite Atópica
A dermatite atópica (DA) é uma doença cutânea crónica, inflamatória, caracterizada por prurido intenso e lesões eczematosas.(5) A DA é o resultado de uma disfunção da barreira cutânea e desregulação do sistema imunológico, levando à inflamação crónica.(6) Citocinas do tipo 2, incluindo a IL-13, desempenham um papel fundamental nos principais aspetos da fisiopatologia da DA.(7)
Sobre tralocinumab
Tralocinumab é um anticorpo monoclonal totalmente humano desenvolvido para neutralizar especificamente a citocina IL-13, que desempenha um papel central nos processos imunológicos e inflamatórios subjacentes aos sinais e sintomas da dermatite atópica. Tralocinumab liga-se especificamente e com alta afinidade à IL-13, inibindo assim a interação desta citocina com as subunidades α1 e α2 do recetor IL-13 (IL-13Rα1 e IL-13Rα2).(3,7)
Sobre a LEO Pharma
A LEO Pharma é uma empresa farmacêutica global que se dedica a melhorar os cuidados de saúde das pessoas com doenças de pele, das suas famílias e da sociedade. Fundada em 1908 e pertencente maioritariamente à Fundação LEO, a LEO Pharma dedica-se há décadas à investigação e desenvolvimento para fazer avançar a ciência da dermatologia e, atualmente, a empresa disponibiliza uma vasta gama de terapêuticas para todo o espectro de gravidade de doenças cutâneas. Com sede na Dinamarca e com uma equipa composta por 5.800 colaboradores, a LEO Pharma dá resposta a milhões de doentes em todo o mundo. Com a missão de colocar-se na pele dos doentes, a LEO Pharma assinala, em 2022, 25 anos de presença em Portugal.
Para mais informação visite: http://www.leo-pharma.pt/ ou www.linkedin.com/company/leo-pharma-portugal/
Dr. Blauvelt é investigador do ensaio clínico ECZTEND e consultor pago pela LEO Pharma S.A.
Referências
1. Blauvelt A, Langley R, Simpson E, et al. Long-term safety and efficacy of tralokinumab in more than 1400 moderate-to-severe atopic dermatitis patients treated for up to 42 months: an interim analysis of ECZTEND. Presented at American Academy of Dermatology (AAD) 2022 Annual Meeting, Boston, Mass., March 25-29, 2022.
2. Adtralza® Prescribing Information. LEO Pharma; June 2021.
3. Popovic B, et al. Structural characterisation reveals mechanism of IL-13-neutralising monoclonal antibody tralokinumab as inhibition of binding to IL-13Rα1 and IL-13Rα2. J Mol Biol. 2017; 429:208–19.
4. EU Clinical Trials Register. Long-term extension trial in subjects with atopic dermatitis who participated in previous tralokinumab trials – ECZTEND. EudraCT number: 2018-000746-19.
5. Weidinger S, et al. Atopic dermatitis. Lancet. 2016;387:1109-1122.
6. Boguniewicz M, et al. Atopic dermatitis: a disease of altered skin barrier and immune dysregulation. Immunol Rev 2011;242(1):233-46.
7. Bieber T. Interleukin-13: targeting an underestimated cytokine in atopic dermatitis. Allergy. 2020; 75:54-62.