Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa lidera na investigação científica portuguesaLisboa, 11 de junho de 2024 – A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) celebra um marco significativo no panorama científico nacional, com três dos seus neurocientistas a ocuparem posições de destaque entre os cinco melhores do país, de acordo com a 3ª edição do ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência.
Entre os cinco primeiros neurocientistas em Portugal, encontram-se os seguintes professores da FMUL: |
- Mamede de Carvalho – 2º lugar
- Ana M. Sebastião – 3º lugar
- Alexandre de Mendonça – 5º lugar
Este reconhecimento reflete a excelência e o impacto das suas investigações na comunidade científica, destacando a FMUL como uma instituição de referência na área da neurociência.
De realçar, ainda, o Professor José Manuel Ferro, também da FMUL, que lidera o ranking dos Melhores Cientistas em Medicina em Portugal. Com um impressionante D-index de 101, o Professor José Manuel Ferro é reconhecido pelo seu contributo excecional para a ciência médica, acumulando 46.973 citações em 525 publicações. Já jubilado, continua a realizar pesquisas de grande relevância, mantendo-se na vanguarda da medicina e contribuindo significativamente para o conhecimento científico global.
A FMUL congratula-se com estas distinções, que reforçam o seu compromisso para com a investigação e o ensino de excelência em Portugal: “Estamos extremamente orgulhosos dos nossos neurocientistas Mamede de Carvalho, Ana M. Sebastião e Alexandre de Mendonça por estes recentes reconhecimentos, bem como do Professor José Manuel Ferro, que lidera o ranking dos cientistas em medicina. Estes rankings refletem a excelência e dedicação dos nossos investigadores e reforçam o compromisso da FMUL com a investigação científica de alta qualidade”, destaca João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL, e acrescenta: “Muitos parabéns a todos pelos seus contributos extraordinários para a ciência. Continuaremos a apoiar e promover a investigação de alta qualidade e o avanço da ciência em Portugal”.
O ranking Research.com dos melhores cientistas na área da Neurociência, elaborado com base em dados da OpenAlex e CrossRef, foi construído a partir de métricas de citação adquiridas em 21-11-2023, utilizando o D-index (Discipline H-index) para determinar as posições.
Sobre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
A FMUL é a maior escola médica portuguesa, sendo uma das 18 instituições de ensino superior integradas na Universidade de Lisboa.
Com origem em 1825, na Real Escola Cirúrgica de Lisboa, a instituição foi formalmente criada em 1911, a faculdade localizava-se inicialmente no edifício do Campo de Sant’Ana tendo sido transferida, em 1953, para o edifício do Hospital de Santa Maria. A FMUL integra, em conjunto com o Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes (IMM) e com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), o primeiro centro clínico académico criado em Portugal, o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).
A FMUL tem por missão a promoção da inovação e excelência na educação pré-graduada, formação pós-graduada e investigação, para o progresso da qualidade dos cuidados médicos e a melhoria da saúde da população.