SIMPÓSIO: Problemas frequentes na consulta
Ajude o seu doente a compreender o que lhe diz: um guia de literacia para a saúde
Estratégias para ajudar os doentes a reterem informação sobre o que é vital para a sua saúde Neste artigo, os autores debruçam-se sobre algumas estratégias simples que podem ajudar os doentes com pouca literacia na área da saúde a receberem e reterem informação vital acerca de doenças crónicas, medicamentos e outras. Michelle A. Roett, MD, MPH, FAAFP, Lois Wessel, FNP Interação com os familiares na consulta
Neste artigo, os autores indicam a forma como deve ser feita a gestão do relacionamento médico-doente sempre que este é acompanhado na consulta por um familiar, nomeadamente quando este tem um papel muito interventivo. Folashade S. Omole, MD, Charles M. Sow, MD, MSCR, Edith Fresh, PhD, Dolapo Babalola, MD, Harry Strothers III, MD, MMM O seu utente está doente ou tem fome?
Com milhões de pessoas sem emprego e a economia em recessão, é fundamental incluir a fome e a pobreza na história médica e no exame objetivo Os problemas económicos e o desemprego em muitos países, incluindo os EUA, geram situações de grande debilidade e que, frequentemente, conduzem a episódios de fome em adultos e crianças. Este grave problema deve levar os médicos a que estejam atentos e se esforcem por detetar e minorar os problemas de quem se encontra nesta situação. Helen Lippman, MA, Laura C. Lippman, MD Avaliar a segurança e a eficácia de novos fármacos
É natural que os médicos procurem dar aos seus doentes as última inovações na medicina, no entanto, quando um fármaco chega ao mercado não foi ainda suficientemente testado e, por vezes, as vantagens que possa apresentar na eficácia, comparativamente aos existentes, não compensam os inconvenientes quer em segurança quer em custo. Scott Pegler, BPharm (Hons), Jonathan Underhill, BSc (Hons) |